CID Imóveis

Antes de alugar um imóvel, além de pesquisar bastante por propriedades, é importante conhecer as garantias locatícias. Porque, na hora de negociar a locação do imóvel, você terá que optar por uma garantia para o contrato o aluguel.

Nesse texto, explicamos um pouco sobre a Lei do Inquilinato, o que é garantia locatícia, quais são os tipos de garantias locatícias e onde você encontra o imóvel ideal para alugar em Cuiabá.

Portanto, continue sua leitura até o final para entender completamente as garantias locatícias para alugar um imóvel em Cuiabá e fazer a melhor escolha para o seu contrato de aluguel. Afinal, ele também é um compromisso a longo prazo que você estará assumindo e, por isso, é importante entender o método de pagamento mensal.

A Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato estabelece regras para a locação de imóveis, equilibrando os direitos e deveres do proprietário e inquilino. Nessa lei, tanto a locação com finalidade residencial quanto comercial são abordadas.

Dentro da Lei do Inquilinato, há uma seção específica sobre garantias locatícias, que explica quais são os tipos de garantias locatícias que podem ser exigidas em um contrato de locação. 

  • Caução;
  • Fiança;
  • Seguro de fiança locatícia;
  • Cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.

O que é garantia locatícia?

É uma forma de proteger o proprietário em caso de falta de pagamento por parte do inquilino. Nesse caso, na Lei do Inquilinato estão regulamentadas quatro tipos de garantias locatícias. Isso é uma vantagem para o inquilino, também, que pode escolher qual é a melhor para o seu caso.

Lembrando que, apesar de serem quatro tipos de garantias locatícias regulamentadas na Lei do Inquilinato, apenas uma dela deve ser escolhida para a locação de um imóvel. Não é permitido utilizar mais de uma garantia locatícia em um contrato de aluguel.

Quais são os tipos de garantias locatícias?

Como explicamos anteriormente, os tipos de garantias locatícias que estão na Lei do Inquilinato são: caução, fiança, seguro de fiança locatícia e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. Agora, entenda como cada uma funciona!

Caução

Também é uma garantia locatícia para quem quer alugar um imóvel sem fiador em Cuiabá. No início da locação, o inquilino só precisa depositar uma caução, que, na CID Imóveis, deve ser equivalente a três vezes o aluguel e encargos. 

A boa notícia? Ao final do contrato, o inquilino resgata a caução com rendimento da poupança, ou seja, é um investimento para você!

Fiança ou fiador

É a pessoa que ficará responsável por quitar as dívidas do inquilino caso ele deixe de realizar os pagamentos mensais. Não é preciso desembolsar um valor prévio e não há uma taxa cobrada mensalmente no boleto de aluguel.

Aqui na CID, o fiador do inquilino precisa ter:

  • Renda três vezes superior ao valor do aluguel e aos encargos (condomínio, IPTU, seguro incêndio);
  • Um imóvel em área urbana e quitado em seu nome, localizado em qualquer região do Brasil;
  • Nome “limpo”, sem restrições;

Seguro de fiança locatícia ou seguro fiança

É uma das melhores opções para alugar um imóvel sem fiador em Cuiabá. Você traz a sua documentação pessoal para a CID, a seguradora avalia o seu cadastro e em 24 horas lhe retornamos. 

Assim que o seu cadastro for aprovado pela seguradora, produzimos o contrato de locação e pronto. Simples, rápido e prático! A partir disso, a taxa de contratação do Seguro Fiança será cobrada mensalmente no boleto de aluguel.

Aqui na CID temos o seguro fiança com a menor taxa em Cuiabá. Como parceira da Seguradora Too, oferecemos seguro fiança a partir de 8,5% do valor do aluguel. 

Outras parceiras da CID são a Porto Seguro e Liberty Seguros, umas das maiores seguradoras do Brasil e que não possuem taxas fixas, já que variam de acordo com o cadastro do cliente.

Título de Capitalização

É como se fosse uma “entrada”, paga em boleto em cota única, e o valor fica vinculado ao contrato de locação, como uma reserva. O valor do depósito é seis o valor bruto do aluguel.

O Título de Capitalização pode ser resgatado pelo proprietário, em caso de inadimplência do inquilino, ou pelo próprio inquilino, no final do contrato, com as devidas correções oferecidas pela empresa de capitalização.

Encontre o imóvel ideal e receba atendimento online

No nosso site você encontra diversas opções de imóveis para alugar em Cuiabá. E os nossos consultores estão online para te atender, tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher a melhor garantia locatícia para o seu caso. Conte conosco!

Leia também:
O que observar ao visitar um apartamento para alugar em Cuiabá

Apartamentos para alugar em Cuiabá: veja os documentos necessários

Passo a passo para encontrar imóveis em Cuiabá