motivos-para-morar-em-cuiaba
Marketing Cid Imóveis

Segundo estudo da consultoria Macroplan, divulgada pela revista Exame, Cuiabá é a 13ª melhor capital do país para se viver. Já um levantamento com mais de 68 mil pessoas de todo Brasil, aponta a capital mato-grossense como campeã na satisfação dos profissionais que aqui vivem e trabalham. Como pode-se ver, morar em Cuiabá é uma excelente opção.

Os principais motivos? A qualidade de vida oferecida pela cidade, que abriga as facilidades dos grandes centros urbanos e, ao mesmo tempo, o fato de proporcionar aos moradores maior contato com a natureza. 

A capital comemora 301 anos em 2020 e tem cerca de 607 mil habitantes, sendo que a maior parte dessa população veio de outras regiões. Como características principais da cidade podemos destacar sua grande riqueza cultural, com forte presença indígena, e a hospitalidade dos moradores. 

Na segunda metade do século passado, Cuiabá passou por um acelerado processo de desenvolvimento e transformações políticas, tecnológicas, sociais e culturais. Saiu do isolamento em relação ao restante do país com a abertura de estradas, investimentos em infraestrutura e comunicação.

Mas existem muitos outros motivos para morar em Cuiabá. 

Se você tem dúvidas sobre as vantagens de investir na cidade, acompanhe esse post. Aqui, listamos as principais vantagens de morar em Cuiabá e mostraremos 5 bons motivos para você começar uma nova vida por aqui:

  • Contato com a natureza;
  • Geração e oportunidades de empregos;
  • Qualidade dos imóveis;
  • Moradores receptivos;
  • Região em desenvolvimento.

1 – Contato com a natureza

Cuiabá é considerada uma das capitais mais arborizadas do país e abriga paisagens únicas. Para quem gosta de estar em contato com a natureza mesmo dentro de um centro urbano, é o lugar perfeito. 

Na cidade, não faltam opções de lazer. Você pode curtir o fim de semana com a família em diferentes lugares, como o Parque das Águas, Parque Mãe Bonifácia, Parque Massairo Okamura, Parque Tia Nair e a Orla do Porto. Já o centro histórico de Cuiabá, que possui construções em estilo colonial, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Destaque para a Praça das Bandeiras e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que é palco da procissão da Festa de São Benedito, um dos principais eventos da cidade.

Cuiabá ainda é margeada por dois importantes biomas brasileiros: o Cerrado e o Pantanal. Este último, por exemplo, é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.

A fauna e flora da região são exuberantes. Estudos indicam que o Pantanal abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos. Além de mais de 2 mil espécies de plantas, algumas com poderoso potencial medicinal. Há de se destacar ainda a rica presença das comunidades tradicionais no local, como as indígenas, quilombolas, os coletores de iscas ao longo do Rio Paraguai, comunidade Amolar e Paraguai Mirim, dentre outras. 

Na região do Cerrado, a atração mais empolgante é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com suas enormes e belas cavernas, cachoeiras e penhascos, formando mirantes naturais de tirar o fôlego.

2 – Geração e oportunidades de emprego

O agronegócio consolidado, a biodiversidade natural que atrai turistas e o desenvolvimento industrial criativo de Cuiabá são os principais fatores que tornam a capital um excelente local para quem busca oportunidades de emprego. A cidade foi uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, o que gerou um forte desenvolvimento econômico e melhora da infraestrutura urbana, atraindo muita gente para viver e trabalhar na região. E os dados não mentem.

Nos primeiros 8 meses de 2019, Cuiabá se destacou entre as capitais que mais criaram vagas de emprego formais no período. O dado faz parte de um levantamento feito pela consultoria Tendências, divulgado pelo Jornal O Globo. O município mato-grossense ocupa a 10ª posição no estudo que abrangeu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. 

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Mato Grosso apresentou crescimento da produção industrial de 2,7% em 2019. Além do biocombustível, o setor de produtos químicos também tem liderado o crescimento da indústria. 

Dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) mostram ainda que a cidade é mais desejada pelas redes de franquias. A abertura dos novos negócios no primeiro semestre de 2019 resultou no crescimento de 20% em relação ao mesmo período em 2018. Ou seja, independentemente da sua área de atuação, Cuiabá oferece vagas de emprego em diversos setores e garante boas oportunidades para quem deseja empreender. 

3 – Qualidade dos imóveis

Como dito anteriormente, Cuiabá completa 301 anos em 2020. Até 30 anos atrás, a cidade tinha um perfil imobiliário horizontalizado, com muitas opções de casas. Com o desenvolvimento econômico local, no entanto, a cidade se tornou mais vertical, atraindo diversos empreendimentos para a região. 

Devido à abertura de estradas, investimentos em infraestrutura e comunicação, principalmente na época da Copa do Mundo de 2014, bairros de Cuiabá que antes eram considerados distantes agora são considerados locais privilegiados. Entre eles, Goiabeiras, Aclimação e Bosque da Saúde.

Segundo dados do Sinduscon-MT (Sindicato da Construção Civil e Indústria do Mato Grosso), com aproximadamente 607 mil habitantes morando na capital, estima-se que atualmente estejam em construção 15 a 20 mil unidades residenciais. Por serem novos, os imóveis têm uma estrutura mais otimizada, unindo tecnologia, conforto e segurança. 

A cidade apresenta opções para todos os tipos de cliente. No entanto, o mercado alto padrão é destaque na região, especialmente na parte norte da cidade. São imóveis que visam atender a um público exigente em relação a todo o sistema construtivo, desde a planta, metragem, localização, acabamento e as áreas de lazer.

Portanto, se você busca imóveis com padrão construtivo elevado e muito luxo para morar em Cuiabá, com certeza vai encontrar ótimas opções. 

4 – Moradores receptivos

Em Cuiabá há uma variedade de sabores, lugares e etnias que fazem dela uma cidade única. Por muitos visitantes é considerada uma capital acolhedora, com moradores carismáticos e calorosos.

Qualquer pessoa que chega aqui é bem vinda, principalmente pela diversidade cultural de Cuiabá. É um sincretismo sem tamanho e medida, de várias raças, procedências e tempos. 

5 – Região em desenvolvimento

Até meados do século passado, Cuiabá tinha 50 mil habitantes, aproximadamente. Atualmente, conta com mais de 600 mil, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2018. Tem 325 bairros e milhares de ruas e avenidas.

A cidade está em 12º lugar no indicador entre as capitais com melhor desenvolvimento econômico local, de acordo com o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL). Além disso, dentre os 5.565 municípios brasileiros, Cuiabá detém o 92° melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), um dos 100 mais altos do país. A avaliação foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ainda que tenha crescido muito nos últimos anos, a cidade que reivindica o título de Capital do Agronegócio tem ainda mais potencial para se desenvolver nos próximos anos. Um dos exemplos disso é o projeto Pró-Cuiabá, programa de incentivo fiscal que visa estimular e atrair investimentos produtivos para a capital. Conforme a proposta, os incentivos fiscais variam de 50% a 100%, dependendo do setor. 

Outro exemplo é a pesquisa Melhores Cidades para Fazer Negócios, realizada pela Urban Systems. Segundo o resultado, a capital mato-grossense é a 14ª mais promissora do país para quem está abrindo uma empresa. 

Precisa de mais motivos para morar em Cuiabá? Fale com a CID Imóveis!

A CID Imóveis é uma imobiliária em Cuiabá com mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário. Conhecemos a cidade com a palma das nossas mãos e podemos encontrar para você as melhores oportunidades de negócio por aqui. 

Estamos esperando você com um café quentinho e prontos para te ajudar a encontrar o seu novo imóvel, seja para sua família ou para a sua empresa! Entre em contato conosco.