CID Imóveis

Quem decide procurar imóveis para alugar em Cuiabá precisa contar com uma imobiliária de confiança, preparar a mudança e saber como escolher o melhor lugar. Para fazer isso de forma eficiente, é necessário seguir algumas dicas, entender quais são suas prioridades e tudo o que pode impactar na sua vida quando a escolha é acertada. 

A boa notícia é que, embora pareça difícil tomar essa decisão, alugar um imóvel pode indicar mais privacidade, liberdade e uma vida mais tranquila. Por isso, se você está apreensivo e quer entender melhor sobre o assunto, pode ficar tranquilo: nós preparamos um post completo para ajudar você na escolha da sua nova casa.

Quer saber como escolher um imóvel para alugar e garantir uma mudança organizada e tranquila? Continue a leitura e veja as dicas que preparamos para você! 

Tipos de imóveis para alugar em Cuiabá

O primeiro passo para escolher um imóvel de aluguel em Cuiabá é entender os tipos de imóveis e qual deles é mais indicado para a sua situação. Para entender melhor, conheça melhor a diferença entre cada um deles.

Apartamento

Unidades habitacionais que podem ter um ou vários dormitórios, sendo ou não suítes. Possuem banheiro, cozinha e, muitas vezes, vagas de garagem. Os apartamentos podem ter plantas idênticas e formam um prédio gerenciado por um síndico, que é quem administra pagamentos, reformas e manutenção de áreas de lazer, quando existem. A vantagem de um apartamento para alugar em Cuiabá é que eles são mais seguros do que casas e podem ter valor de aluguel mais acessível. 

Casa

Uma casa é uma construção feita em um terreno e que pode contar com um ou mais andares. Costuma ter cômodos mais amplos que os apartamentos e podem oferecer quintal, área externa e vagas de garagem. A maior vantagem de procurar uma casa para alugar em Cuiabá, em vez de um apartamento, é que ela proporciona ao morador maior privacidade e liberdade, já que os vizinhos não ficam tão próximos uns dos outros.

Casa em condomínio

Localizadas em condomínios horizontais, essas casas estão construídas em um terreno fechado com outras unidades habitacionais semelhantes. Além de contar com o conforto e privacidade, as casas em condomínio em Cuiabá são mais seguras e oferecem áreas comuns que contribuem com a qualidade de vida e o lazer das famílias. A maior vantagem deste tipo de imóvel é que ele une o conforto de uma casa com a segurança dos condomínios.

Chácara

Chácaras são propriedades rurais que costumam ser indicadas para quem quer uma vida mais tranquila e longe do caos das capitais. Seu aluguel por temporada é comum, já que há famílias que utilizam as chácaras como local de refúgio. Costuma ter ampla área verde ao lado de uma casa construída e pode contar ou não com piscinas e outros espaços externos. É a escolha ideal para quem trabalha em casa ou para quem quer mais qualidade de vida junto à natureza.

Cobertura

Cobertura é o nome dado ao apartamento localizado no último andar de um prédio. Com planta diferenciada, as coberturas podem ter de um a três andares e oferecem mais privacidade e conforto aos moradores. É a unidade mais cobiçada de um condomínio vertical e oferece vantagens como vista privilegiada, espaços mais amplos, privacidade e qualidade de vida. Algumas coberturas ainda contam com elevador privativo.

Kitnet

Kitnets ou quitinetes são apartamentos compactos, de até 50 m², que podem abranger toda a área em um único cômodo. Em geral, uma sala que serve de quarto, um banheiro e uma cozinha – muitas vezes separada somente por um balcão. As quitinetes são muito comuns nos grandes centros urbanos e são indicadas para estudantes, jovens casais e pessoas que querem morar sozinhas. 

Sobrado

Casas com mais de um andar costumam ser chamadas de sobrados. Com áreas amplas, podem contar com ático, churrasqueira e ampla área construída. É o tipo de construção indicado para famílias numerosas ou pessoas que planejam ter filhos, já que os cômodos podem ser um lar confortável para diversas pessoas.

Localização

Agora que você conhece os tipos de imóveis para alugar em Cuiabá, é hora de ficar atento à localização da propriedade. Ela é uma das maiores responsáveis pela valorização de um imóvel e costuma ser característica decisória. 

Para fazer a melhor escolha, então, é preciso que você avalie os bairros de Cuiabá que mais atendem às suas necessidades. Verifique a proximidade do imóvel com o seu trabalho e com a escola dos filhos. Isso vai evitar que você gaste muito tempo no transporte público ou no trânsito.

Também é importante ficar atento à infraestrutura da região. Veja se o imóvel está próximo a supermercados, farmácias, hospitais, postos de gasolina e demais lojas de conveniência.

Outro fator importante na hora de escolher um imóvel para alugar é ficar atento à segurança da região: verifique se as ruas são bem iluminadas, qual a dinâmica do bairro em diferentes horários do dia e se há ronda policial constante.

Garantias locatícias 

Outro ponto que deve ser considerado na hora de procurar imóveis para alugar em Cuiabá é quanto às garantias locatícias que serão utilizadas na assinatura do contrato. Elas servem para assegurar que o proprietário receba os valores dos aluguéis em casos de inadimplência. Confira as modalidades previstas na Lei do Inquilinato.

Seguro Fiança

É a forma mais fácil de alugar um imóvel em Cuiabá. Sem a necessidade de fiador, o inquilino tem o cadastro avaliado e contrata um seguro cujo beneficiário é o proprietário do imóvel. Além de agilizar o processo de locação, o locatário pode fazer o pagamento em diversas parcelas e ainda pode receber coberturas extras, como assistência 24 horas para pequenos reparos e mais. A taxa de contratação costuma ser cobrada diretamente no boleto do aluguel.

Fiador

O fiador é uma pessoa responsável por arcar com as dívidas do inquilino caso ele não cumpra com suas obrigações, como pagamento de aluguel e encargos e manutenção do imóvel. Não há custo algum para o locatário e ele deve indicar uma pessoa de sua confiança para assinar o contrato. É importante que o fiador tenha renda de três vezes o valor do aluguel e tenha imóvel quitado em seu nome – ele será oferecido como garantia. 

Caução

O caução é um depósito feito pelo inquilino em uma poupança no valor de três meses de aluguel. Caso o contrato flua e os aluguéis e taxas estejam em dia, o valor é voltado corrigido ao final do contrato. O caução pode ser utilizado, ainda, caso o imóvel seja devolvido em discordância com a vistoria e poderá arcar com custos de manutenção e reparo da propriedade.

Alugue com a Cid Imóveis

Para garantir que tudo saia conforme planejado na hora de alugar seu imóvel, é importante contar com o intermédio de uma imobiliária de confiança. A CID Imóveis garante toda a segurança para proprietários e inquilinos. São mais de 40 anos de tradição em Cuiabá e imóveis para todos os gostos e necessidades.

Conte com uma equipe especialista e tenha todo o suporte necessário antes e durante o contrato de locação do seu imóvel.

Agora que você já sabe como escolher imóveis para alugar, entre em contato com a gente e veja tudo o que podemos fazer por você!