Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o desemprego atingiu cerca de 14 milhões de brasileiros até novembro de 2020. A crise sanitária e econômica causada pelo COVID-19 foi o principal motivo. Como alternativa, muitos brasileiros resolveram se tornar trabalhadores autônomos.
No período, que começou em 2020 e se estendeu até 2021, mais de dois milhões de brasileiros abriram um registro como MEI (Microempreendedor Individual), 8,4% a mais do que em 2019, segundo o Mapa das Empresas do Ministério da Economia.
O MEI funciona como um modelo simplificado de empresa para quem trabalha por conta própria em atividades não regulamentadas por entidades de classe. Para se ter uma ideia, hoje o MEI é a única fonte de renda de 1,7 milhões de famílias brasileiras, sendo responsável pelo sustento de aproximadamente 5,4 milhões de pessoas.
Nesse contexto, uma das principais dúvidas de quem não está registrado no trabalho, é saber como comprar ou alugar um imóvel sendo autônomo. Afinal, é preciso comprovar renda em ambos os casos.
Se essa é uma dúvida sua, aqui neste artigo explicamos todos os detalhes sobre como comprar ou alugar um imóvel em Cuiabá sendo autônomo.
- Como alugar um imóvel sendo autônomo em Cuiabá
- Como comprar um imóvel sendo autônomo em Cuiabá
- Encontre um imóvel para comprar ou alugar em Cuiabá
Leia também: O melhor momento para comprar imóvel no Brasil
Como alugar um imóvel sendo autônomo em Cuiabá
Para alugar um imóvel em Cuiabá sem registro em carteira, o candidato a inquilino deve apresentar a documentação de acordo com a garantia contratada: fiador, seguro fiança, caução ou título de capitalização.
Para comprovar renda sem estar registrado, basta apresentar extrato bancário e a última declaração de Imposto de Renda.
A partir disso, você envia sua documentação para a CID, avaliamos o seu cadastro e, no caso do seguro fiança, por exemplo, em até 24 horas retornamos com uma resposta. Assim que o seu cadastro for aprovado, produziremos o contrato de locação e pronto. Simples, rápido e prático!
A taxa de contratação do seguro fiança, que é a menor de Cuiabá aqui na CID, será cobrada mensalmente no boleto de aluguel. Além dessa modalidade locatícia, você ainda pode alugar com fiador, caução ou título de capitalização.
Como comprar um imóvel sendo autônomo em Cuiabá
Primeiramente, estude as linhas de crédito que os bancos oferecem para autônomos. Em seguida, defina a melhor escolha de acordo com sua condição financeira e verifique quais documentos são necessários para solicitar o financiamento.
Normalmente, os documentos para financiar um imóvel sendo autônomo são:
Declaração de Imposto de Renda
Mesmo que você seja um trabalhador autônomo, isento do pagamento de impostos, há diversas vantagens de declarar o imposto de renda. O IR vale como documento comprobatório dos rendimentos e dos pagamentos realizados ao longo do ano calendário.
Ou seja, para quem planeja comprar um imóvel financiado ou alugar um imóvel, a declaração é um documento importante para facilitar a aprovação do crédito imobiliário e contratação seu financiamento imobiliário. Por isso, mantenha suas declarações sempre em dia.
Extrato bancário
Os extratos bancários também podem servir como documento comprobatório da movimentação da sua conta e da sua renda mensal. Porém, muitas vezes, eles não são suficientes para os bancos, que costumam solicitar documentos adicionais para a comprovação de renda.
Ainda assim, algumas dicas importantes são: concentrar o registro dessas movimentações em uma só conta bancária, evitar utilizar o limite do banco e manter essa conta sempre ativa.
Se você costuma receber dinheiro em várias contas ou em dinheiro vivo, por exemplo, faça transferências e depósitos para juntar todo o valor no mesmo extrato. Deste modo, fica mais fácil usá-lo como comprovante de renda.
Decore
O DECORE é um comprovante que trabalhadores autônomos, microempresários e profissionais liberais podem usar para atestar seus rendimentos.
Ele é uma espécie de declaração emitida por um contador, que deve ser autenticada com um selo expedido pelo Conselho Regional de Contabilidade, órgão que controla e regula a categoria.
Por isso, é imprescindível procurar um profissional cadastrado na instituição para ter um DECORE válido em mãos.
Composição de renda de duas ou mais pessoas
Ao realizar a análise de renda, o banco só aprova o financiamento imobiliário se o valor da parcela não ultrapassar 30% do valor da sua renda mensal.
Caso sua renda não atinja essa porcentagem, uma alternativa é comprar ou alugar o imóvel com duas ou mais pessoas. A prática é permitida pela maioria das instituições financeiras e imobiliárias.
Isso pode ser feito com o cônjuge, parentes e até pessoas sem vínculo familiar, como amigos ou colegas de faculdade. O que vale, nesse caso, é que os participantes na comprovação de rendimentos constem no contrato de aluguel ou compra e venda, assumindo parte da responsabilidade pelo pagamento do imóvel.
Recibos e notas fiscais
Quem é autônomo e presta serviços para outras pessoas e empresas costuma emitir recibos de pagamento e notas fiscais, ficando com uma cópia. Esses documentos também podem ser utilizados para a comprovação de renda.
Eles também são importantes porque muitas pessoas são isentas de declarar o Imposto de Renda e, por isso, não têm esse documento em mãos para demonstrar o que receberam no passado.
Esses recibos devem ter todos os dados necessários para confirmar a renda, como valor por extenso, data e cidade do pagamento e assinatura. Também, é preciso ter vários desses para garantir a regularidade da renda declarada.
Documentos relacionados à participação em cooperativas, sindicatos e associações profissionais também podem ser utilizados. Além disso, são úteis os comprovantes de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do ISS (Imposto Sobre Serviços).
É possível financiar um imóvel sendo trabalhador autônomo?
Essa é a principal dúvida de quem é trabalhador autônomo e sonha em realizar o sonho da casa própria. Como comprar um imóvel é um investimento grande e uma decisão a longo prazo, muitas pessoas optam por financiar esse projeto de vida, solicitando crédito em um banco para parcelar o custo dessa realização.
Por muito tempo, porém, a única forma de comprovar a renda para as instituições financeiras e bancos era apresentando a carteira de trabalho assinada ou o contracheque.
Com a evolução do mercado, esse processo passou por muitas mudanças e novas possibilidades passaram a ser oferecidas para pessoas sem carteira assinada e trabalhadores autônomos.
Hoje, portanto, é totalmente possível financiar um imóvel sendo autônomo. Para isso, basta apresentar os documentos e comprovantes listados no tópico anterior deste texto.
Encontre na CID um imóvel para comprar ou alugar em Cuiabá
Estamos aqui para ajudar você, profissional autônomo, a alugar ou comprar o imóvel dos seus sonhos. Além de encontrar os melhores imóveis à venda ou imóveis para alugar em Cuiabá, nós temos processos ágeis para você não perder muito tempo.
Em caso de dúvidas ou se precisar de ajuda, fique à vontade para entrar em contato conosco.
Leia também: Entenda os dois tipos de financiamentos imobiliários