CID Imóveis

O mercado imobiliário nunca trouxe tantas oportunidades de negócios como atualmente, onde taxas como a Selic estão mais baixas. Mas se você quer comprar um imóvel e não tem ideia de por onde começar, confira esse post!

Explicaremos sobre os principais tipos de financiamento imobiliário, dando dicas sobre as melhores formas de se planejar para garantir que a compra da casa própria não gere prejuízos. Aproveite o melhor momento para adquirir um espaço só seu.

Para você comprar o primeiro imóvel

Um dos primeiros passos a serem dados durante a fase inicial da compra do primeiro imóvel é o planejamento financeiro. Com o limite de gasto bem definido, é necessário traçar quais tipos de imóvel serão os ideais para o seu perfil, incluindo a localização e custo de vida.

Outro ponto importante que é preciso atentar-se é ao tipo de financiamento e sistema de parcelamento, já que a compra de um imóvel requer anos de custos e uma mudança completa na vida financeira. Conheça com mais detalhes sobre esses pontos a seguir.

Entenda como montar um planejamento financeiro 

A etapa mais importante durante o planejamento financeiro é a organização de despesas por categorias, no qual são listados os gastos fixos (como alimentação, transporte, contas da moradia, convênio médico) e os supérfluos (que abrangem lanches, lazer, compra de roupas, objetos eletrônicos e tudo o que não é necessidade básica).

Para a compra de um imóvel, é preciso dar como entrada um valor que muitas vezes pode ser bastante significativo. E para isso, é necessário poupar dinheiro e mensalmente separar uma parte do salário somente para o pagamento da entrada.

Em um primeiro momento, economizar, principalmente para quem tem uma renda menor, pode parecer difícil. Mas evitar gastos supérfluos ou priorizar produtos com um valor menos caro pode ser uma boa forma de reservar o dinheiro para o imóvel.

Também é importante lembrar que para garantir que todos os gastos estão de acordo com o esperado, nada melhor do que uma planilha com todas as informações sobre os gastos e a movimentação financeira, como: 

  • despesas fixas;
  • despesas variáveis;
  • imprevistos;
  • empréstimos;
  • bônus no salário.

Uma dica que funciona é definir em quanto tempo espera-se armazenar um determinado valor na poupança, e quais serão os gastos previstos após o financiamento imobiliário. Assim, seja antes ou depois da aquisição do imóvel, será possível manter o controle financeiro de forma simples.

Procure imóveis com mais assertividade

Com o planejamento financeiro em prática, inicia-se a busca pelo imóvel ideal. Desde o começo é necessário definir qual tipo de estrutura será a melhor para o seu perfil: casa, apartamento, imóvel novo ou usado. 

Além disso, traçar os requisitos mínimos necessários do lar, como quantidade de quartos, ambientes e localização, também facilita na procura, já que o valor para cada tipo de imóvel é bastante variável.

Para quem deseja adquirir um imóvel completamente novo, há a opção tanto na planta, quanto pronto para morar. Imóveis na planta costumam ser mais acessíveis, no entanto é preciso avaliar com cuidado as propostas das construtoras e incorporadoras para não correr o risco de fazer um negócio de risco.

Conheça os tipos de financiamentos imobiliários

Se você já escolheu o imóvel ideal e deseja iniciar o processo de financiamento, é importante conhecer as principais opções disponíveis atualmente. Para isso é necessário entender o significado de financiamento imobiliário.

Esse recurso é uma das melhores formas de fazer a compra de um imóvel, já que o banco torna-se responsável pela quitação da dívida e o comprador compensa esse valor em forma de parcelamento. Contudo, há juros e taxas para utilizar esse tipo de pagamento, que devem ser considerados desde antes do fechamento do negócio.

Entre os principais tipos de financiamento estão o SFH e o SFI. Cada uma dessas opções possui suas próprias características e é indicada para diferentes tipos de renda e preço do imóvel.

O SFH (Sistema Financeiro da Habitação)

Tem como base o uso do FGTS ou da Caderneta de Poupança para quitar a dívida. É uma iniciativa do governo que objetiva facilitar o financiamento a pessoas de baixa renda, oferecendo para isso, taxas com valor menor, além da possibilidade de negociação da dívida.

Entre os principais requisitos para quem deseja utilizar esse recurso estão morar na região da localização do imóvel, não ter financiamentos anteriores, estar sem qualquer dívida e ter mais de 18 anos. Nessa modalidade, é possível parcelar até 80% do valor do imóvel em 35 anos.

O SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)

É um outro tipo de financiamento, tendo como objetivo auxiliar compradores que não podem utilizar o SFH para a aquisição de imóvel.

Entre as principais diferenças em relação ao outro tipo estão o parcelamento para pessoa física ou jurídica a partir de 1 milhão e meio de reais e financiamento de até 100% em até 35 anos. Contudo, não é possível utilizar o FGTS ou a Caderneta de Poupança para quitar o saldo devedor, o que pode ser uma desvantagem.

Modalidades de pagamento

Além disso, também é preciso definir qual será a modalidade de pagamento. Entre as mais comuns estão a Tabela Price e o SAC.

Enquanto a Tabela Price (também conhecida como Sistema Francês de Amortização) possui parcelas fixas durante todo o financiamento, no SAC as parcelas finais são menores do que as iniciais, já que ao longo do tempo os valores diminuem. Esse tipo de modalidade baseia-se no cálculo anual dos juros em relação ao saldo devedor e amortização, o que reduz significativamente os custos. 

Em ambos os casos, a amortização é calculada de acordo com o tipo de parcelamento, sendo fixo na Tabela Price e variável no SAC. Para saber mais sobre o assunto, confira o post sobre tipos de financiamento imobiliário.

Imobiliária de confiança em Cuiabá

Está procurando uma imobiliária em Cuiabá de confiança e que ofereça os melhores serviços? A CID é referência na locação e venda de imóveis, contando com uma equipe especializada e experiente para atender a todos os clientes com qualidade e excelência. Conheça o nosso trabalho e descubra como podemos te ajudar a adquirir o imóvel dos seus sonhos.